terça-feira, 18 de maio de 2010

Carol

mil novescentos e noventa e sete...e de repente não mais que de repente já é dois mil e dez, neném!

pois é.

1997.?... 1997...

já lá se vão 13 anos desde que:

O povoado Aguada de Cima passou a ser vila e, por sua vez, as vilas de Sacavém, Queluz, Alcácer do Sal, Fátima, Sines e Vila Nova de Foz Côa passaram a ser cidade. | madre teresa de calcutá morreu. darcy ribeiro e betinho também. | é o ano em que cinco jovens de classe média de Brasília ateiam fogo ao corpo do cacique pataxó Galdino Jesus dos Santos, que morre por causa das queimaduras. | É assinado o Tratado da União Europeia, na cidade holandesa de Maastricht. | primeiro disco da Ivete Sangalo!

é o ano de Titanic. Lembro que não fui ao cinema, e acabei assistindo I'm flying Jack! na microtelevisão lá de casa. Terminei o filme e o prato de brigadeiro naquele orgulho besta e adorável da adolescência, falando mal do cinema espetáculo, das histórias de amor estereotipadas, ainda que estivesse doidinha para viver uma.

fazendo as contas, percebo que foi quando completei meus 15 anos e naquela altura, a turma toda fazia 15. Manu e Joana eram as grandes companheiras e ainda são, porque as coisas, como as vivi nessa época, transformavam os grupos em irmandades e aquelas que sobreviveram tornaram-se as irmãs de agora. então manu, joana e eu mais não fazíamos do que ir em milhões de festas de 15 anos. Toda a pompa: vestidos com rodas, corpetes, meninos de terno e gravata. todo mundo criança, mas a fantasia de adulto combinada com bar aberto era o que de melhor a gente poderia viver naqueles tempos. dançar a valsa, ir ao cabeleleiro, ficar toda arrumada para começar a festa linda e terminar o mais desastrada possível (acho que a diversão funcionava por contraste: quanto mais alto era o salto, mais rápido ele acabava jogado num canto qualquer, e, na hora de ir para casa, era carregado - e não vestido - como um troféu da boemia). o clássico era sair dessas festas e ir vestida de princesa borrada de maquiagem para a padaria tomar café e pão com manteiga. era a glória chegar em casa levando pão.

delírio, meu! delírio! palinha da trilha sonora:





2 comentários:

sejamos docemente biográficos