segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cátia Pereira

Em 1997 eu chamava-me cátia e tinha 14 anos. Não tenho a certeza se me chamava cátia porque sempre tive a mania de me chamar outros nomes, aliás, foi nesse ano que conheci o meu amigo Nuno que ainda hoje me chama Poca. Tinha o cabelo muito comprido e usava tranças, no verão ficava muito morena, e ele achou que eu parecia a Pocahontas. Acho que esse filme estreou nesse ano ou no anterior.

Em 1997 descobri que ia fazer música, foi com o Nuno, e ainda hoje fazemos. Um dia ele disse-me que fosse ter com ele para ensaiarmos. Ele estava na casa de um outro amigo e quando bati à porta apareceu uma rapariga com as mãos atadas a rir, a casa estava cheia de pessoas a fumar ganzas e a beber whiskey. Passámos a tarde a fazer uma música fechados num quarto, interrompidos de quando em quando pela rapariga de mãos atadas e a rir, que queria ouvir. Nunca mais deixámos de fazer músicas.

Em 1997 eu saia das aulas a correr para ir jogar à bola com os rapazes, não sabia o que era namorar. Desde muito nova que achava ridículos os namoros das crianças, eu queria fazer as coisas a sério, achava que namorar não podia ser só beijinhos e mão dada, eu achava que só queria quando fosse grande e ser grande era fazer as coisas a sério. Achava que com aquela idade não se podia sentir as coisas a sério. Não sabia o que era sentir a sério mas estava disposta a esperar.

Em 1997 eu fui sair ao bairro alto pela primeira vez. Entrei num bar para maiores de 16 e não sei como é que não me pediram o B.I.. Mas dessa vez não me embebedei. Costumávamos passar algumas noites de sexta ou sábado na serra de Sintra. Apanhávamos o comboio e subiamos a serra, uma vez levámos mochilas cheias de pacotes de sangria, daquela muito rasca. Dessa vez é que me embebedei. Estavámos a ver o pôr-do-sol numa torre no meio da serra, começámos a beber sem saber bem o que ia acontecer. Comecei a ficar tonta, quando olhámos uns para os outros desatámos a rir. Depois fizémos uma fogueira e continuámos a rir.

Em 1997 fui pela primeira vez passar férias com os meus amigos. Não sei se me esqueço de algum, o Nuno, o Tiago, o Fan Fan, o Bruno, o Ricardo, o Fredi, e havia mais, mas não me lembro. Não tinha muitas amigas, mas gostava de ter. Fomos para a ilha de Tavira, onde não havia carros nem horas. O paraíso.

Em 1997 houve muitos dias e lembro-me de tantos. Lembro-me como se fosse amanhã!

- -

o myspace da cátia e seus amigos: www.myspace.com/gutanaki

2 comentários:

  1. adorei Cátia, linda! será que 1997 foi o ano que fiz um RG falso? (RG = BI no Brasil). e lembro de sair pra dançar numas matinês de domingo, que abriam às 16h e fechavam às 22h.

    ResponderExcluir
  2. e eu sempre tive mais amigas mulheres! beijo e abração pra esse seu 1997!

    ResponderExcluir

sejamos docemente biográficos